Historia Bilharsinde

Historia Bilharsinde


Bilharsinde porque?

 Nascida e criada no voxx caffe em Ermesinde esta ideia so poderia ter um nome.

 

Objetivo?

Promoção e divolgação da modalidade pool português`` promovento o intecâmbio entre associações, colitividades, clubes e casas ligadas de alguma forma ao bilhar tendo como fundo a amizade e o convivio entre os atletas e salões partecipantes.

 

Superliga, liga, junior, e Feminino porque?

Outros clubes, associações e "casas" ligadas ao desporto de bilhar poderão assim participar nestas competições, tornando-as mais fortes e competitivas podendo assim chegar ao resto do país.
A ideia de Bilharsinde surge em Agosto de 2007 e depois do seu organizador ter participado em outras ligas e campeonatos. A ideia será arranjar várias equipas para organizar um campeonato tendo como ponto de partida fomentar o convívio e divulgar a competição, pondo sempre em 1º plano a amizade e o convivio entre os atletas. Todas as equipas participantes estão de alguma forma ligadas ao seu fundador e organizador pela amizade e confiança, sinceridade e honestidade.
Só com a tolerância e a compreensço de todos os participantes é que o seu organizador consegue fazer bons campeonatos o que faz com que o exito da Bilharsinde seja de todos e não só do seu organizador.

 

E com esta breve história assim nasceu as competições  da A. D. Bilharsinde...

 

 

BILHARSINDE

 

Mais e Melhor Competição para todos

 

Competição ao mais alto nível na modalidade de Pool Português.

 

Quando e como foi criada a Bilharsinde?

 

A ideia de Bilharsinde surge em Agosto de 2007, depois do Sr. Adolfo Pinto, organizador da Associação, ter participado em várias provas de outras ligas e campeonatos. Esta competição estava associada às competições do Voxx Club de Bilhar, passando em Setembro de 2013 a Associação Desportiva Bilharsinde derivado ao grande alargamento de atletas que a competição foi obtendo ao desenrolar dos anos. O nome da junção surge da modalidade de bilhar, juntamente com a localidade da sede da Bilharsinde, uma vez que esta se situa em Ermesinde, mais concretamente na Rua da Bela nº 604.

As provas da Bilharsinde são de categoria Distrital.

www.bilharsinde.com

 

 

 

Provas existentes na Bilharsinde?

 

As provas da Bilharsinde iniciaram em Setembro de 2007 com a prova Superliga, na altura com 17 equipas em prova, tendo como primeiro campeão da prova o Clube Bilhar Salão Filipe, equipa de Matosinhos, alargando em 2008 para 23 equipas.

Em 2009 surge um grande alargamento de equipas, passando a 37 equipas na Superliga e devido a essa afluência de equipas aumentar, foi criada também a competição da Liga Bilharsinde, onde participaram 22 equipas.

No ano de 2010, continuou a subir o número de equipas nas várias provas, desenvolvendo também a competição para equipas juniores.

Em 2011, surge a maior evolução da Superliga, prova rainha da Bilharsinde, contando nesse ano com 64 equipas em prova.

No ano de 2012, surge as provas Femininas, contabilizando a Bilharsinde nesta altura com Superliga, Liga, Juniores e Feminino.

Nesta época surge uma nova modalidade designada como Master, contabilizando todas as provas com o record de equipas da Bilharsinde, sendo a prova rainha a Superliga com 77 equipas participantes, a Liga com 21 equipas, prova Master com 11 equipas, existindo ainda provas para Juniores e Femininos, contabilizando um total de 670 atletas inscritos nas provas Bilharsinde, vários destes atletas alguns dos melhores a nível nacional, desde vários Ex Campeões Nacionais, a Campeão Europeu de Veteranos e a Campeão do Mundo amador em Las Vegas.

Todas estas provas têm campeonato, taça e supertaça, assim como campeonatos individuais, tendo por hábito a as fases finais ser em locais públicos, como exemplos centros comerciais ou pavilhões.

Estas competições são semanais, jogando-se Superliga à segunda-feira, Master à terça-feira e Liga à sexta-feira, as provas Femininas e Juniores jogam-se nos eventos de fases finais.

Nestas competições temos tido a Participação de grandes instituições Nacionais, como caso do Boavista Futebol Clube, Leixões Sport Clube, Padroense Futebol Clube, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Braga Futebol Clube Perosinho, Academia Bilhar de Gaia, Académico Futebol Clube, União Nogueirense Futebol Clube e outras não menos importantes.

 

 

Nota

 

Todas as nossas competições são homologadas pela Federação Portuguesa de Bilhar e todos os nossos atletas são portadores de Licença Desportiva passada pela nossa federação para a prática da Modalidade.

 

 

O que é o Pool Português?

 

 

O Pool Português é outra variação do Pool. Ao contrário do resto da Europa – e só com paralelo nos EUA – a variante que se tornou mais popular foi a “Bola 8” sendo ainda hoje a mais praticada no nosso país. Porém, os portugueses adaptaram as dimensões das mesas de pool ao formato de buracos do snooker, criando-se uma mesa híbrida, não reconhecida internacionalmente, com regras diferentes do pool do resto do mundo, nascendo assim o Pool Português. O Bola 8 é um jogo de Pool, uma das vertentes do Bilhar, e pode ser jogado em mesas de 7, 8 e 9 pés. É composto por 16 bolas, sendo que uma é branca e as outras são coloridas. Utiliza-se um taco de bilhar e a finalidade é tacar a bola branca e com esta acertar numa bola colorida e encestá-la. Existem duas séries de bolas, sendo que a primeira está numerada da 1 à 7 e a segunda da 9 à 15. Cada jogador fica com uma série, sendo a 8, a bola preta, a última a ser embolsada. Ao longo dos anos foi-se mudando apenas certos hábitos e regras, pois antigamente sempre que se fazia uma falta de jogo, tinha de se retirar uma bola já endossada e coloca-la na marcação do triângulo e o adversário tinha de colocar a branca na meia-lua do bilhar, tendo sido mudado para as regras de bola na mão, onde actualmente ao se efectuar uma falta não se retira nenhuma bola endossada, mas temos como penalização o adversário puder colocar a branca em qualquer zona do bilhar para puder jogar, tornando-se assim uma punição que mesmo não tendo de retirar uma bola, acabe por ser mais severa uma vez que a branca colocada em qualquer local pode permitir a finalização mais facilmente de uma partida.

 

 


 

 

imporvaley